14 de nov. de 2016

Caminhada à Vila Cabaraquara

    Cabaraquara, que em Tupi significa "lugar de cabra", é uma localidade situada em Guaratuba, é uma vila/bairro de pescadores e produtores de ostras e caranguejos. Existem duas maneiras de se chegar até lá: uma é seguindo pela PR-412, quando se chega ao Ferry Boat continua-se na estrada à direita (que logo vira Estrada Cabaraquara), nesse caminho é possível ir de bicicleta, carro ou a pé. O outro caminho é pelo lado de Matinhos, pelo bairro Tabuleiro, entrando na mesma rua Cabaraquara,  que pode ser feito somente a pé. Eu e minha companheira fomos pela segunda opção. É uma caminhada tranquila e muito bonita, passando por algumas moradias rústicas e sempre acompanhado por um rio. A trilha é tranquila, podendo ser feita por pessoas com um mínimo de preparação.
    Minha companheira Lais Pinheiro é fotógrafa e foi registrando algumas curiosidades pelo caminho. Encontramos o caracol-gigante-africano, os guaxes, pássaros que tem um ninho muito curioso (parece uma gota) e no local de preservação flagramos alguns caranguejos que achavam que estavam escondidos aos nossos olhos.
No final da trilha, chegamos a Vila de Cabaraquara. Lá escolhemos o Restaurante Mata Atlântica, que é auto sustentável, cultivando ostras para servir em seu cardápio, além de outras ações como minhocário, jardim de sensações, etc. Possui uma passarela sobre o mangue e leva até a margem da baía de Guaratuba. O restaurante cede repelente aos visitantes, não exite em usar!
Seguem alguns registros da caminhada.

Na ida. Trilha bem aberta pois é utilizada pelos moradores da região 


Guaxe e seu ninho em forma de gota

 Carqueja que encontramos no caminho
(para chás e chimarrão)

A "casa" do caracol-gigante-africano, considerado uma peste aqui no Brasil, pois não tem predadores naturais aqui. 

Cana-do-brejo, Lais escreveu um post sobre esta planta aqui

Baía de Guaratuba 

Um caranguejo no mangue

A região do mangue

O Morro Cabaraquara. Fomos nessa aventura pensando em procurar a trilha para subi-lo, mas ainda não existe trilha em direção ao cume

Lais interagindo com os moradores locais

Eu e Lais no espaço do restaurante 

O galo provedor da granja do restaurante

Ainda é possível passear pelo jardim do restaurante e perceber variedades botânicas


Nosso amiguinho brincalhão frequentador do restaurante

Tchau, até a próxima!


Caminho de volta

Rota da Estrada do Cabaraquara, trajeto ida e volta (Strava)

Rota no Strava

Nenhum comentário:

Postar um comentário