17 de jan. de 2011

Pico Paraná

Liguei para meu amigo Nasal na terça-feira e perguntei se ele não queria fazer uma aventura da pesada na sexta, ele concordou e disse que iríamos subir o Itapiroca. Na quinta ele me ligou dizendo pra eu me preparar, pois o destino agora era o Pico Paraná. Ok.
Na sexta chegamos na fazenda Pico Paraná (que fica localizado no conjunto de montanhas Ibitiraquire) às 9 horas, ah, é claro, fui com os amigos Nasal, Camila e Íris. Pagamos a taxa de 10 reais (por cabeça), passamos protetor solar e iniciamos nossa jornada às 9:30. No início o céu estava com muita neblina, bem fechado, não deu pra ver muita coisa nas primeiras horas de caminhada. Foi aí que eu fiquei sabendo que o PP é a maior montanha do sul do Brasil.

Nossa primeira parada foi onde estão as placas indicativas do Pico Paraná e Caratuva, fizemos um pequeno lanche por lá, tiramos umas fotos e continuamos o caminho. Enchemos as garrafas d’água numa bica um pouco à frente, uma água muito refrescante por sinal e logo em seguida Nasal enfrentou uma cobra cara a cara!

Chegamos a uma outra bifurcação (se é que posso chamar assim) com placas indicando para PP e Itapiroca, que vai ficar pra próxima. Paramos um pouco mais à frente para descansar.

A planta Caratuva.

Continuamos prosseguindo e eis que começou a chover pacas, a neblina voltou com tudo e um vento gelaaado... colocamos as jaquetas, andamos 5 minutos e o sol voltou!!! Ouvimos alguns trovões e o pessoal falou que só poderíamos torcer pra que não tivessem relâmpagos lá em cima. Viva o otimismo!!! Neste trecho fiquei impressionado com a paisagem.

Estávamos de frente com as pedras chamadas de Hieróglifos e a Íris comentou que fez rapel e escalada nestas rochas. Fiquei de cara!!!

Eis que chegamos ao cume às 3:30!!! Que maravilha, nos cumprimentamos, demos aquela relaxada e obviamente aproveitamos o visual que é com o perdão da palavra do caralho. O Nasal me mostrou as montanhas, o Siririca e suas placas, o Caratuva e suas antenas, mais o que me impressionou foi o tal do Ferraria, ele parece ser realmente difícil.
Fizemos nosso almoço, a foto oficial e iniciamos a volta 4:30. O caminho dá volta tinha umas subidas sinistras que nem tinha reparado na ida, mais de resto achei a trilha bem tranqüila e bem aberta. Andamos um trecho de uns 40 minutos com as lanternas acessas e chegamos pontualmente 21:04. Ainda deu ânimo pra uma berinha e nos mandamos (de carro). Valeu pessoal pelo companheirismo e até a próxima!!!