28 de mar. de 2016

Flèche Vèlocio- Curitiba/Florianópolis

    Dia 24/25 de abril aconteceu a prova chamada Flèche Vèlocio, que consiste basicamente numa prova em equipe (não profissional) de 3 a 5 pessoas que devem fazer 360 ou mais KM's dentro de 24 horas e cada equipe monta sua rota. O legal dessa prova é que todas as equipes devem terminar juntas, ou seja, não dá para ir mais rápido. Mais informações aqui.
     Eu, João Saboia, Moisés Retka (capitão de rota), Luiz Chagas e Fábio Meglin montamos a equipe "Carcará de Chinelo" e fizemos o seguinte trajeto: Curitiba/Guaratuba/Garuva/Florianópolis, sendo o total de 400,00 KM. Largamos as 10 horas da manhã de sexta do marco zero de Curitiba, a praça Tiradentes. Já próximo ao Posto do J.A encontramos outras equipes que também largaram de outros pontos de Curitiba. Deve- se manter uma distância considerável entre as esquipes, o que sempre foi respeitado por todos.
    Era pra ser um pedal relativamente simples, porém chegando próximo ao pedágio de SJP começou a chover. E seria uma constância até (quase) o final do pedal. Na descida da serra muita cautela. Nossa primeira parada foi num posto com 60,00 KM. Seguimos até a estrada que liga à Praia de Leste, almoçamos num restaurante muito bom, pegamos a balsa para Guaratuba, fizemos a estrada que liga até Garuva e paramos no posto Rudnick (já na BR-101) para uma janta. Isso já era noite e chovia, quem já pedalou de madrugada com chuva sabe que é um saco, você não relaxa, tem que ficar atento as poças/buracos/e tudo mais. Seguimos como uma equipe, sempre juntos, ora passando outas esquipes ora sendo passados. Próximo a Joinville os dois pneus do Chagas estouraram, com a câmara da frente saindo do pneu. Arrumamos e seguimos pela rodovia. Lá pelas 3 da manhã todos com sono mas não paramos para dormir, não estava nos planos, por isso fizemos tantas paradas, para descansar e tomar café, rs. Depois de Porto Belo (mais ou menos) começou a clarear! Caramba como é bom ver/pedalar fora do escuro. Continuava a chover, é claro, e paramos pela última vez à 10 KM da entrada da ilha, pense numa chuva pesada! mas tínhamos que continuar -ops, pneu do Saboia furado, rs.
    Entramos na ilha e as 8 da manhã fizemos uma foto - é regra esse registro-, e agora deveríamos fazer o restante (cerca de 25 Km) em duas horas, pense, a gente cansado e querendo chegar e tivemos que pedalar quase parando. Eis que 30 minutos antes de chegar o sol-, sim, esse lazarento apareceu com força total! menos mal, chegamos com as outras equipes pontualmente as 10 da manhã com sol a pino.
    O pedal foi animal mas com certeza a chuva tirou um pouco o brilho da prova. Valeu a todos da equipe e em especial ao Luiz Chagas que me emprestou sua bike para ir - um dia antes minha bike teve problemas mecânicos. Ah, e com esse pedal me tornei "Randonneur 5000"! Bora pro 10000

Foto e vídeo da largada


Descida da serra e meu sotaque de caipira

Estrada que liga Guaratuba a Garuva


A chuva deu uma trégua (de 10 minutos)

Fulia na balsa

Dois pneus furados e um destino (Floripa)

Aff, não parou essas chuva!


Quando amanheceu 

Chegando na ilha e foto oficial


Foto da chegada! Uhul!

Trajeto no Strava

4 comentários:

  1. E com essa prova temos mais um R5K. Parabéns Thiago!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito massa esses videos Syen! Fui claramente sacaneado na foto de chegada. rsrsrs
    Meus parabéns pelo atingimento da honraria permanente: Randonneur 5000!

    ResponderExcluir