22 de nov. de 2016

Travessia Torre Amarela, Morro do Vigia, Morro Canal

    A previsão para o dia 20/11 (domingo) era de tempo bom e sem chuva, ótimo para caminhar sobre as nuvens. Fui na agradável companhia de Laís Pinheiro e da amiga Camila Moro, dessa vez para subir os três cumes que dão nome a postagem. A saída é da mesma chácara do Morro do canal, porém para se fazer todo esse trajeto deve-se seguir pela placa indicativa do Morro do Vigia. Começamos a caminhar as 8:40 da matina, com um tempo agradabilíssimo. A trilha que vai até a Torre Amarela no início estava estava barrenta e úmida e fomos cautelosos, principalmente na pedras que estavam bem lisas. Nos primeiros 40 minutos mata fechada, até que se chega na primeira brecha de luz, que dá uma bonita vista das rochas da Torre. Mais uns 30 minutos e chegamos ao cume, um visual muito bonito, pois pode-se se ver com mais clareza o Conjunto Marumbi. De lá avistamos também o Canal com um frenético vai e vez de (minúsculas) pessoas, subindo e descendo. Enquanto fazíamos um lanche no cume avistamos um casal de pássaros chamado "Maria Preta da Garganta Vermelha", sendo o macho com seu topete erguido.
    Seguimos caminho, agora em direção ao Morro do Vigia. Mesmo com GPS e rota no mesmo tivemos fizemos uma pequena confusão numa bifurcação e andamos uns 3 minutos errado, nada que atrapalhasse. Levei um escorregão num barro (rs) e seguimos pelo caminho correto, num caminho mais aberto, o sol já estava mais presente. O que chamou a minha atenção nesse trecho foi passar ao ao lado do Pirolo, do Canal é possível avistar essa formação rochosa e seu desenho peculiar. Mais 1:20 hr andando e chegamos ao Vigia! Vista privilegiada lá de cima, com direito a giro 360º da paisagem. 
    Fizemos um lanche e partimos sentido Canal, agora passamos pelo que é chamado de "cela", pois descemos do Vigia para subir para o Canal. Nesse trecho, barro, grampos e verdadeiras escalaminhadas nas rochas. Não sei ao certo o tempo que levamos nesse pedaço, mas chegamos felizes ao cume. Lá avistamos os bombeiros fazendo treinamento de socorrista, vimos um teiú, lagarto que habita aquelas bandas e depois avistamos outro um pouco menor. lanche, água, a Camila tirou uma soneca e partimos para a descida final, sem nenhuma interpérie no caminho. Chegamos na lanchonete e comi o tradicional pastel do Canal e voltamos para a cidade felizes da vida. :)

O início da Trilha

                      Começando a caminhada e alguns registros 





Primeira clarão na trilha

Primeira vista das rochas da Torre Amarela

Laís escalando as rochas

Vista da Torre, estupendo!

Oia lá o Morro do Canal. Se olhar bem dá pra ver as pessoas subindo e descendo 

Fotografando

Eu, ela e o Canal

Maria Preta da Garganta Vermelha

Aqui registro de Laís


:)

Laís segurando a pedra na marra 

Seguindo caminho, Torre Amarela no zoom 

Subindo e dizendo tchau



Pirolo no foco

Canal visto do cume do Vigia

Já no caminho para o Canal



Grampos para ajudar na ascensão 

Teiú mandando uma rima 

Registros de Laís dos dois Teiús no Canal



Camila tirando uma pestana 


Na descida



Jardim 'suspenso' 

E aqui termina a aventura. 

Pastelzão gostoso 

Link da rota no Strava
Quando passei do GPS para o app ele marcou errado o tempo total. Levamos 5:50, contando as paradas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário